Oioi!
Na nossa última aula de laboratório nós realizamos algumas experiências relacionadas a eletricidade estática. Utilizamos canudos, papel, linha e balões para fazermos os experimentos.
1º Experimento: Canudo na Parede
Se atritarmos um canudo (seja no cabelo, papel, etc.) e aproximá-lo da parede ele é atraído pela mesma.Quando atritamos o canudo no papel, algumas regiões do canudo ficam carregadas. Quando colocamos o canudo contra a parede, ele acaba atraindo as cargas da mesma, opostas as que ele possui. Se tudo isso for feito corretamente, o canudo "grudará" na parede.
2º Experimento: Canudo e os Pedacinhos de Papel
Inicialmente os pedaços de papéis estavam neutros, e ao aproximarmos o canudo eletrizado negativamente, ele provocou uma separação de cargas. Os pedaços de papéis têm cargas positivas e negativas, isto fez com que ele repelisse as cargas negativas para uma extremidade e as cargas positivas para a extremidade próxima do canudo, sendo atraídas para o canudo.
3º Experimento: Canudos e a Linha
A princípio, os canudos e o papel estavam neutros, ou seja, os átomos que os compõem possuem, cada um, a mesma quantidade de prótons e elétrons. Quando atritamos os canudos com o papel, alguns elétrons do papel passaram para os canudos. Eles ficaram com excesso de cargas negativas (mais elétrons do que prótons). Concluimos que a força de repulsão surgiu porque os canudos eletrizados passaram à apresentar cargas negativas em excesso e como cargas de mesmo sinal se repelem, os canudos eletrizados com cargas iguais após serem atritadas se repeliram.